TELEMANUTENÇÃO

Desempenho

Como estamos a constatar cada vez mais a telemanutenção tem maior relevância no tecido industrial e económico. 

O desempenho dos sistemas de produção são otimizados se eles forem precisos, rápidos, robustos, estáveis e, essas características podem ser amplificadas com a telemanutenção.
 
O desempenho, hoje, não é avaliado apenas com o critério da produtividade. Deve ser avaliado ao longo de todo o ciclo de vida do produto de um ponto de vista de multicritérios, abrangendo diversos factores onde se inclui a produtividade, mas também a flexibilidade, custo, tempo, qualidade, segurança, padrões sociais e ecológicos. Essa evolução nos critérios de desempenho significa que a instrumentação de controlo do sistema de produção e o papel da atividade da manutenção no processo de desempenho devem ser melhorados 

Disponibilidade

A eficácia e eficiência da TPM (Manutenção Produtiva Total) e também a RCM (Manutenção Centrada na Responsabilidade) são afetadas pela capacidade e rapidez com que os problemas atuais dos equipamentos e os problemas em desenvolvimento são identificados.  

Vários factores levam a que a indústria, tenha necessidade de recorrer a especialistas, externos para a identificação de anomalias que possam estar em desenvolvimento nos equipamentos. Esta necessidade de conhecer a condição dos equipamentos é fundamental para evitar paragens não programadas e para a preparação de trabalhos de intervenção em paragem programada ou paragem oportuna por motivo de processo.

Responsabilidade

Não é óbvio que esse especialista externo esteja disponível para fazer a avaliação da condição de um equipamento quando a indústria necessita. Os motivos da disponibilidade podem ser variados, distância, ocupação, impossibilidade de deslocamento e outros. 

A Telemanutenção tem assim um papel fundamental ao disponibilizar toda a informação do sistema de processo e da condição dos equipamentos à indústria, dando o conforto que a condição dos equipamentos é feita de forma contínua por um especialista, aumentando a disponibilidade, segurança e capacidade de decisão da gestão industrial.